Artigo de 2010.
Grandes empresas ou pequenos comerciantes que estão iniciando um negócio. Todo mundo pode fazer parte do f-commerce. É gratuito e fácil de criar. Basta acessar o facebook, clicar no ícone ‘crie uma página’ e responder as informações pedidas. A parte estética, como fotos, é praticamente igual a de um perfil da rede social.Porém, não adianta apenas criar uma página, precisa de dedicação para que a chamada fanpage faça sucesso e seja curtida por milhares de pessoas da cidade, estado e, talvez, do mundo.
Jean Duarte é diretor de marketing de uma loja de roupas, acessórios e lingeries de Balneário Camboriú que há quatro meses decidiu criar uma fanpage no facebook. Ele afirma que, inicialmente, vender somente pelo facebook é uma tarefa mais difícil. “Pois o cliente só irá possuir como forma de pagamento boleto bancário ou depósito em conta. O que gera desconfiança de clientes que não conhecem a empresa. Sendo assim, empresas que pensam em vender pelo facebook precisam possuir também um sistema de loja virtual (e-commerce) para que a venda por cartão de crédito e parcelamento possa ser feita pela mesma”, afirma.
Através da fanpage, os produtos podem ser vistos e vendidos para qualquer lugar, depende apenas da divulgação. “Já tivemos até solicitações do exterior, como Portugal e Argentina”, revela Jean. Para entregar as mercadorias vendidas a pessoas de outras cidades, o método mais comum é o envio através dos Correios. Mas, dependendo da pressa do cliente, motoboys ou outras transportadoras são contratadas para o serviço.
O FACEBOOK É A NOSSA VITRINE –Mayara Padilha e Tirzah Hillebrand são sócias em um negócio de bijuterias. Elas mesmas fabricam as peças, como colares e pulseiras, mas vendiam apenas para os conhecidos, pois não tinham um espaço físico para abrir uma loja.
Há um mês, elas criaram uma fanpage para o seu negócio. “A gente queria uma forma de vender os produtos, já que não tínhamos uma loja ou local apropriado. Buscamos o facebook por ser um meio de muito alcance, além de não ter custo algum para vender as mercadorias”, conta Mayara.
E com apenas um mês de fanpage, centenas de pessoas já curtiram e compraram as mercadorias feitas pelas sócias. “As vendas aumentaram muito. Como não temos um lugar para deixar as peças expostas, o facebook é a nossa vitrine”, afirma a empresária.
O MARKETING – Além das pessoas convidadas a curtirem as fanpages, elas acabam se expandindo,chamando atenção dos amigos de amigos que gostam das mercadorias e se tornam ‘curtidores’ e clientes dessas empresas. “Achamos o facebook uma ferramenta de grande importância que vem tendo um destaque na área \”comercial\”. Pois, além das páginas e perfis que realizam vendas online, como nós, há também os grupos que buscam comercializar produtos não utilizados pelos participantes. Por isso podemos ver o imenso alcance, além de ser rápido e gratuito”, conclui Mayara.
Os grupos que comercializam produtos não utilizados pelas pessoas também estão em alta no facebook. Muitos deles têm as palavras ‘brechó’ ou ‘brique’ nos nomes, e são criados para vender ou trocar produtos que não tem mais utilidade para uma pessoa.
Jean explica que o sistema de fanpages do facebook é uma ótima ferramenta para as empresas se aproximarem de clientes, conhecer o seu comportamento e receber retorno mais rápido de suas ações. “Porém, para que isso dê certo é necessário estar preparado para um tipo de mercado diferente, de público mais exigente. Pois se ele curtir sua empresa é porque gosta de você, o que torna sua responsabilidade sempre estar alinhado na comunicação com este consumidor”, avalia o diretor de marketing, que ainda completa: “da mesma forma que ajuda, uma fanpage mal feita e com campanhas ruins de marketing pode afugentar seus clientes”.
O diretor de marketing revela que o importante em uma fanpage não é necessariamente a quantidade de fãs, mas a qualidade dos mesmos e o retorno disso em vendas. “Encher uma fanpage seria muito fácil com uma promoção sorteando um carro, por exemplo. Mas manter estes clientes e ter um crescimento constante e conversão disto em vendas é mais importante”, pontua.
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